G1 PERNAMBUCO
A 2ª edição do Festival Internacional de Tecnologia e Comunicação ocorre nesta quarta (10) e quinta-feira (11). O evento é uma oportunidade de apresentar projetos para players de vários segmentos do mercado e para o público em geral. A finalidade é incentivar a inovação empreendedora e fomentar novos negócios. São esperados cerca de 80 startups e mais de 100 investidores.
O parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, recebe o Festival Internacional de Tecnologia e Comunicação, palco de divulgação de novas tecnologias no Nordeste, alinhado com a agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável. O evento é voltado aos gestores de empresas, profissionais de comunicação, inovação e estudantes. Na programação, palestras e painéis de profissionais atuantes nos cenários nacional e internacional. Eles apresentarão novos dados, cases e tecnologias com impacto e aplicação prática no mercado nacional.
Idealizador do festival, o jornalista pernambucano Almir Macena afirma que o encontro trará o de mais moderno em lançamentos e soluções inovadoras.
Reportagem de Túlio Vasconselos!
Urna eletrônica — Foto: Justiça Eleitoral
Das 515 candidaturas para prefeitura nos municípios pernambucanos, apenas 84 são lideradas por mulheres. Esse número representa 16,31% do total das candidaturas, segundo dados preenchidos pelas próprias campanhas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Deste total, 52,38% são mulheres brancas (veja o perfil das candidatas mais abaixo). Dos 184 municípios pernambucanos, 115 não possuem nenhuma chapa com liderança feminina.
Na Região Metropolitana do Recife, metade dos municípios têm candidatas mulheres concorrendo ao Executivo municipal. São eles:
LEIA TAMBÉM:
Perfil das candidatas
- 40,48% das candidatas se identificam como pardas; e 7,14%, como pretas;
- Autodeclararam-se como sendo cisgênero 77,38% das candidatas, e outras 22,62% preferiram não responder;
- No Grande Recife, 80% delas se declararam heterossexuais. As outras 20% preferiram não responder;
- No quesito escolaridade, a maioria das candidatas têm ensino superior completo (77,38%). Em seguida, vêm as que têm ensino médio completo (14,29%), superior incompleto (5,95%) e ensino fundamental completo e incompleto, com 1,19% cada;
- 63,10% das candidatas têm entre 40 e 59 anos. A faixa etária de 21 a 39 anos ocupa 23,81% das candidaturas e, em seguida, a de 60 a 74 anos, com 13,10%.